Esta proposta trata da criação do Núcleo de Estudos Ambientais, Saúde e Trabalho (NEAST), no âmbito do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT – Campus Cuiabá, a partir do acúmulo de trabalho do Grupo de estudos ambientais e saúde do trabalhador (GEAST), nas últimas duas décadas.
A seguir, no contexto do ISC, o histórico de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo grupo de professores e pesquisadores do GEAST,
cuja consolidação e maturidade nos habilitam para formalizar sua nucleação, conforme regulamentação atual da UFMT.
O Grupo de estudos ambientais e saúde do trabalhador (GEAST) foi criado em 2006 (certificado pela UFMT e registrado no CNPq até 2019) e foi formado pelos líderes de pesquisa Professoras Dra. Marta Gislene Pignatti, Dra. Sueli Pereira Castro e pelos professores Dr. Wanderlei Antonio Pignati e Dr. Luís Henrique Leão, então credenciados no programa de pós graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT.
O objetivo principal da criação do grupo de pesquisa foi articular projetos interdisciplinares na temática Saúde, Ambiente e Trabalho e somar esforços para a formação de pesquisadores no âmbito da pós-graduação em Saúde Coletiva e outras áreas afins (Biologia, química, agronomia, medicina, etc.).
Neste sentido, o pertencimento ao Grupo se dava mediante a solicitação de inclusão de projetos de pesquisa e seus respectivos pesquisadores no escopo do mesmo que, anualmente, através da plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq solicitava aos líderes a atualização dos projetos e pesquisadores participantes (rotativo).
O grupo construiu sua atuação em torno de dois grandes Eixos Temáticos: 1) Saúde e Ambiente e 2) Impactos do Agronegócio sobre a saúde.
O Núcleo de Estudos Ambientais, Saúde e Trabalho (NEAST) é uma instância de pesquisa, ensino e extensão vinculada ao Instituto de Saúde Coletiva – CUC/UFMT, que congrega professores, pesquisadores e estudantes vinculados a diferentes Institutos da UFMT e de outras instituições de ensino e pesquisa, como a Fiocruz, UFF, UFR, entre outras, voltada para produção de conhecimento em Saúde Coletiva e áreas afins, em articulação com os temas de saúde, trabalho, ambiente e cultura (política), visando desdobramentos no âmbito do ensino de graduação e pós graduação, além de projetos de extensão e vinculação com a sociedade civil, fortalecendo a participação social no SUS. Os objetivos do Núcleo de Estudos Ambientais, Saúde e Trabalho são articular ações de pesquisa, ensino e extensão de forma transdisciplinar e transepistêmica, em diálogo com saberes populares e dos povos tradicionais, abrangendo as temáticas das grandes áreas de Saúde, Ambiente, Trabalho e Educação, no âmbito da Saúde Coletiva. Dessa forma, as temáticas dos projetos envolvem estudos e práticas interseccionais no campo de saúde, trabalho e ambiente, educação.
Equipe técnica:
Coordenação colegiada:
Dra. Márcia Montanari;
Dra. Haya del Bel;
Dr. Maelison Silva Neves.
Demais componentes:
Dr. Jorge Machado;
Dr. Luis Leão;
Dr. Wanderlei Pignati;
Me. Francco Antônio Souza;
Me. Mariana Soares;
Me. Stephanie Sommerfeld;
Me. Virgínia Costa;
Me. Raquel Santos;
Me. Luã Oliveira;
Me. Lucimara Beserra.